LIVRO: Pelos Caminhos da Água

Autores: Valdir Montanari
Cristina Strazzacappa

Editora: Moderna

Autores: Valdir Montanari
Cristina Strazzacappa

Editora: ModernaLIVRO: Pelos Caminhos da Água

Autores: Valdir Montanari
Cristina Strazzacappa

Editora: Moderna


A água que vem e que vai.

Toda a água é boa para o consumo, basta passar por algum tipo de tratamento assim tornando a água suja e poluída água limpa e boa para o nosso consumo.

Os ciclos da água de abastecimento

Que a água do poço pode ser de boa qualidade basta o bombeamento para a caixa de água, poderá ser utilizada depois muitas vezes não passa por tratamento de esgoto.
A água que vem dos rios antes de ser utilizadas passa por um tratamento para tornar-se potável depois de ser utilizada passa por um tratamento de esgoto.
Esses dois tratamentos são importantes para a saúde da população e também para o equilíbrio ecológico tudo isso é o saneamento básico.

Água no planeta Terra.

O consuma da água não é usada somente para a higiene, ela também é de necessidade para o corpo humano, pois a massa do corpo é constituída de 70% de água. Em um corpo adulto precisa de cerca de 2,4 litros de água por dia para a manutenção das funções vitais internas.
Todo reino animal e vegetal depende de água para sobreviver e por isso devemos usá-la com sabedoria e racionalidade. Além do ser humano, as plantas e os animais dependem da água para sobreviver.
Na superfície da Terra cerca de 75% de água são cobertas por água, m certos lugares a água aparece em forma de gelo ou de neve.
A água que encontramos no estado líquidos cerca de 97% estão nos mares e oceanos.

Fontes de água bruta
A água em seu estado natural é chamada de fonte de água bruta ou manancial.
As fontes de água bruta são: os rios, os lagos, os poços e as nascentes( mais conhecidas como bica).
A água bruta que descrevemos se origina com as chuvas que se precipitam sobre a superfície da Terra. Essa chuva faz parte de um fenômeno chamado ciclo hidrológica.
Rio é um curso d água de extensão variável que se desloca pela ação da gravidade de um ponto mais alto para um ponto mais baixo, aumentando progressivamente. A vazão de um rio varia de acordo com a incidência de chuvas na região que ele percorre.
O lago é uma porção considerável de água parada, cercada de terra. Quando tem uma pequena extensão é chamado de lagoa.
Os lagos podem ser costeiros, fluviais ou vulcânicos.
Os lagos costeiros são formados pelo fechamento de uma restinga(um cordão de areia).
Os lagos fluviais ou de transbordamento são formados pelo transbordamento de água de um rio, por ocasião de suas enchentes.
Os vulcânicos são formados pelo acumulo de água de chuvas no interior da cratera dos vulcões extintos.
Os poços são fontes caseiras de água.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds