Victor Cipriano - Pelos Caminhos da Água


Ficha técnica


Autor: Cristina Stracappa
Ilustrador: Valdir Montanari
Editora: Moderna


Resumo do livro



A água que sai pela torneira pode estar sendo retirada de um poço , no fundo do quintal, como pode vir de quilômetros de distância, proveniente de um rio ou de uma represa . Estes exemplos- o poço, o rio e a represa- são fontes de abastecimento de água, também chamados de fontes de água bruta ou mananciais.
Depois de utilizada , a água servida – que as pessoas chamam vulgarmente de esgoto- é jogada fora.
As casas que retiram águas de poços não possuem sistema de coleta de esgoto.
Neste caso as pessoas costumam simplesmente despejá-la em qualquer lugar , fora de casa . O certo seria direcionar essa água para outro poço denominado popularmente de fossa, que deve ser construída tomando certos cuidados como: A água da fossa não pode ser despejada em qualquer lugar como um lençol freático, e sim levada até um esgoto.
Pois no esgoto a água passa por um tratamento até virar água a famosa ( água da rua ).



Água e doenças



De modo geral, a água é sinônimo de saúde para todos os seres vivos e em particular para nós, humanos.
Mas a água não tratada ou abandonada pode ter um efeito exatamente contrário. A água pode ser o veículo de transmissão de doenças como: Cólera, Febre Tifóide, Desinteira, Esquistossomose, hepatite, poliomielite e dengue.



Água e cura



Você já deve ter ouvido falar das estâncias hidrominerais.
Dentre os mais conhecidos estão em Poços de Caldas( MG ), Águas de Lindóia ( SP ) e Rio Quente ( GO ). Nessas cidades , as águas especiais oriundas das profundezas do solo, possuem mais dissolvidos que as tornam adequadas para o tratamento de doenças da pele, do aparelho digestivo e outras tantas.

Victor Cipriano

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds