Emília no País da Gramática

Nome do Aluno: Bruno Hiroshi P. K.
Ano: 7º nº:03

Nome do livro: Emília no País da Gramática
Autor: Monteiro Lobato
Ilustradores: Oshei e Hector Gomez
Editora: Globo

Gente Importante e Gente Pobre
Emília, Pedrinho, Narizinho e Quindim (o rinoceronte), chegaram a Portugália, onde havia 2 bairros que eram divididos por um rio. O bairro novo era onde havia as palavras brasileiras e o bairro velho era onde havia as palavras de Portugal e foram para a cidade nova.
Lá parecia um bairro de pessoas, todo mundo agitado. Eram os substantivos. Os nomes que mais agitados eram José, Paulo e Odete e tinha as palavras estrangeiras que eram grafadas ou eram colocadas com aspas. Também havia nomes comuns, nomes concretos, nomes abstratos, nomes simples, nomes compostos e coletivos. Depois que Quindim explicou tudo para Emília ela conversou com um coletivo chamado ''Cafezal'', perguntando-o que coletivo era, era usado quando e etc.., mas antes disso, viu passando as palavras ''Guarda-chuva'' e ''Couve-flor'', de mãos dadas.
Opinião:
O capítulo fala sobre os substantivos e que são de grande importância e ainda fala de um modo muito fácil de compreender. O livro em geral, é uma boa pedida para quem quer entender de um modo divertido a gramática e ainda ilustra as palavras e se tem um jeito de explicar sobre algumas coisas de gramática que são complicadas de um jeito amigável. Seria ótimo se tivesse um livro que falasse da gramática em geral do mesmo modo como esse livro, pois ele implanta a gramática em histórias divertidas e aventureiras com os personagens que ele criou.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds